BRASÍLIA (DF) - A Polícia Federal indiciou o deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO), acusado de participar da máfia das ambulâncias, por lavagem de dinheiro e corrupção. O parlamentar prestou depoimento na quarta-feira, na sede da Polícia Federal, sobre a ligação de parlamentares com a quadrilha especializada em fraudar a compra pública de ambulâncias.
Capixaba é um dos 67 deputados federais que respondem a processo de cassação por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética da Câmara. O sócio-proprietário da Planam Luiz Antonio Vedoin, apontado como o líder dos sanguessugas, apresentou à Justiça Federal comprovantes de depósitos feitos na conta bancária do deputado Nilton Capixaba e de assessores, num total de R$ 631.600,00. Vedoin teria dito que os recursos foram pagos ao congressista em troca da apresentação de emendas ao Orçamento da Saúde que pudessem beneficiar a Planam.
No seu depoimento à PF, Capixaba declarou que o dinheiro foi recebido por ele a título de doações de campanha. O parlamentar se comprometeu a entregar em dez dias úteis os extratos bancários das três contas que mantém no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal, nas quais foram depositados recursos de Vedoin.
Até o fim deste mês, os policiais federais devem encaminhar o inquérito ao Supremo Tribunal, após a manifestação do procurador-geral da República, para abrir ação penal contra Nilton Capixaba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário