domingo, novembro 12, 2006

CHÁVEZ FAZ FESTA POR LULA

O presidente venezuelano Hugo Chávez afirmou neste sábado (11) que a Venezuela vai fazer deste domingo um dia de festa pela visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para inaugurar a segunda ponte sobre o rio Orinoco, no sul do país. Para a oposição venezuelana, a visita é considerada um apoio político a favor do presidente Hugo Chávez, candidato à reeleição.
O presidente venezuelano Hugo Chávez afirmou neste sábado (11) que a Venezuela vai fazer deste domingo um dia de festa pela visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para inaugurar a segunda ponte sobre o rio Orinoco, no sul do país.
"Amanhã chega o presidente do Brasil para nos visitar, e desde já declaramos dia de festa na Venezuela por esta ilustre visita do reeleito Luiz Inácio Lula da Silva", afirmou Chávez num comício em Maracaibo, oeste de Caracas.
Lula chega na noite deste domingo a Puerto Ordaz, sudeste, e volta ao Brasil na segunda-feira (13) à noite. Enquanto estiver fora, a presidência do Brasil será assumida interinamente pelo presidente da Câmara, deputado aldo Rebelo (PCdoB-SP).
Depois da inauguração da ponte, os dois presidentes visitarão a Faixa Petrolífera do Orinoco, especificamente o bloco petroleiro Carabobo 1, onde as estatais Petróleos de Venezuela (PDVSA) e Petrobrás têm uma empresa mista para certificação de reservas.
A ponte estava pronta há vários meses, mas Chávez se negava a inaugurá-la sem a presença de Lula, que se encontrava em plena campanha eleitoral, já que a obra foi construída com financiamento brasileiro.
A ponte de 3.156 metros tem quatro canais veiculares e um de via férrea e foi construída pela brasileira Odebrecht a um custo final próximo do um bilhão de dólares.
A Oderbrecht construirá também uma terceira ponte sobre o rio Orinoco, entre os estados de Guárico e Bolívar, por 991 milhões de dólares e que deve estar pronta em 2010.

Nenhum comentário: