quarta-feira, novembro 15, 2006

Editor da Revista Carta Capital ganha processo contra Veja

A Justiça de São Paulo, Vara Cível de Pinheiros, condenou Diogo Mainardi e a Editora Abril por violação da honra e injúria contra o jornalista Mino Carta na revista Veja. Em seu Blog do Mino, o editor da Carta Capital deu a "boa notícia" aos 433 internautas que tinham se solidarizado com ele desde sexta-feira: "O tal caluniador acaba de ser condenado no processo que movo contra ele há algum tempo, e com ele foi condenada a publicação que o abriga".

No estilo provocador que destaca sua coluna na Veja, sob o título O Mensalão da Imprensa, Mainardi afirmou que Mino Carta (por ironia o primeiro editor da Veja, nos idos de 1968) estaria “subordinado a Carlos Jereissati”, tendo por “missão atacar Daniel Dantas e de defender a ala lulista representada por Luiz Gushiken”, e que isso o equipararia aos “mensaleiros”.
A sentença da juíza Camila de Jesus Gonçalvez Pacífico afirma que "as matérias não apresentam qualquer dado concreto que respalde os comentários ofensivos, ultrapassando os limites do direito de crítica ou opinião". Observa que a matéria O mensalão da imprensa "ofendeu a honra do jornalista Mino Carta e questionou a idoneidade da revista CartaCapital" (clique aqui para ver a íntegra da sentença).
A editora da Veja e Diogo Mainardi foram condenados a pagar "indenização por danos morais no valor de R$ 35.000,00, atualizados monetariamente desde a propositura da ação, até o efetivo pagamento, com juros de mora de 1% ao mês desde a citação".

Nenhum comentário: