domingo, dezembro 31, 2006

AS ABOBRINHAS DE 2006

Com 2006 nos finalmentes, chegou a hora do balanço final.

Eis aqui um apanhado das frases, textos e declarações mais insólitas do ano que termina. E, aos vencedores, as batatas.

O prêmio “Trocando seis por meia-dúzia” vai para o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, ao ser questionado como funcionava o caixa-dois do mensalão:
- Não sei. Nunca participei de caixa-dois. O PT usou recursos não contabilizados.

Ex-secretário-geral do PT, Silvio Pereira recebe o prêmio “Quem sou eu? Onde estou?” por sua atuação na CPI dos Bingos na qual comentava sua polêmica entrevista a “O Globo”.
- Sobre essa entrevista, eu não sei mais onde está a verdade. Não sei o que é verdade no que falei. Não sei mais de onde tirei isso.
Candidato do PDT à Presidência, Cristovam Buarque leva o troféu “Animador de festa infantil” por sua explicação durante a campanha para seu índice de intenção de votos ficar estacionado em 1%:
- Meu projeto é para quem não vota. Só estou lá embaixo porque criança não vota. Se votassem garanto que estaria lá na frente.
A categoria “Irmã Dulce” vai para o vice-presidente do Senado italiano, Roberto Calderoli (da Liga Itália, partido de extrema-direita), pela declaração dada ao comemorar a vitória da azurra sobre a França na final da Copa do Mundo.
- Foi uma vitória de nossa identidade, onde lombardos, calabreses e napolitanos venceram uma seleção que sacrificou sua própria identidade ao escalar negros, muçulmanos e comunistas.
Do ator Paulo Betti:
- Política não existe sem mãos sujas. Não dá para fazer sem botar a mão na merda.
Do cineasta Luiz Carlos Barreto:
- Eu acho que o mensalão é do jogo político, não é roubo.
O troféu “É o amoooooooooooor…” vai para a troca de amabilidades entre a candidata do PSOL à Presidência, Heloisa Helena, e o ex-senador Luis Estevão a respeito dos boatos recorrentes de um caso entre os dois no passado. Primeiro, Heloísa bateu em Luiz Estevão:
- Disseram que eu dormia com o cara. Não durmo com homem rico e ordinário. Eu vomito em cima.
Depois, Heloísa recebeu o troco de Luiz Estevão:
- Se ela teve alguma ânsia de vômito comigo, ela engoliu.

A candidata do PPS ao governo do Rio, Denise Frossard, é a vencedora do prêmio “Instintos mais primitivos” pela declaração que segue, sobre Heloisa Helena – Frô, para os íntimos.
- A Frô anda de baby-doll no meu coração. Adoro ela! Adoro ela!

Deputado federal eleito com quase 500 mil votos, o ex-costureiro Clodovil ganha o prêmio “Animal Planet” pela comparação feita ao visitar o Congresso, onde prometeu uma “política do afeto”.
- Sou que nem cachorro. É só passar a mão que eu abano o rabo.
O prêmio “Raízes do Brasil” é conferido ao senador tucano Tasso Jereissati, presidente nacional do PSDB, por ter afirmado que o Ceará é a sua prioridade eleitoral e que, por isso, não descarta a possibilidade de apoiar a candidatura de Ciro Gomes (PSB) à Presidência da República em 2010.
- Se os compromissos com o Ceará realmente estiverem acima de qualquer outra questão, eu tenho que pensar sobre isso seriamente. Isso vai necessitar que haja uma conversa prévia, antes. Tanto com o Ciro quanto com o futuro candidato do PSDB.

A categoria “Top Model” é arrebatada pelo ex-governador Paulo Maluf, o deputado federal mais votado em São Paulo que, a despeito de responder aos mais variados processos por conta de sua atividade pública, afirmou que vai trabalhar para melhorar a imagem do Congresso.
- Eu vim dar minha experiência e pretendo ser um deputado exemplar.

Paulo Maluf, aliás, obteve a honra de ser premiado duas vezes. Réu em processos criminais por lavagem de dinheiro, evasão de divisas, formação de quadrilha e improbidade administrativa, o ex-governador leva na categoria “Vítima inocente”.
- Olha, eu fui o homem que mais tempo fiz parte da vida pública e muitas coisas aconteceram na minha administração à minha revelia, como superfaturamento de obras. Aí eu demiti. Eu não sabia de nada.



Texto compactado da coluna "Nonsense" de Luiz Antonio Ryff, do site www.nominimo.com.br

Nenhum comentário: