sábado, dezembro 30, 2006

CAPITALISMO SELVAGEM

Grileiros ameaçam
Uru-eu-wau-wau em Rondônia

AGÊNCIA AMAZÔNIA DE NOTÍCIAS


As áreas indígenas dos Uru-eu-wau-wau e Amondawa, em Rondônia, estão ameaçadas pela grilagem. Revoltados, os índios ameaçam fazer justiça com as provas mãos. A situação é tensa, diz o cacique Puruá Uru-eu-wau-wau.
BRASÍLIA – Pode acabar em tragédia a invasão de 800 grileiros nas terras indígenas dos Uru-eu-wau-wau e Amondawa, em Rondônia. O alerta foi feito por e-mail à Agência Amazônia por Ivaneide Bandeira Cardozo, dirigente da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, depois de conversar ontem com as lideranças da área.
“Cansados de esperar pela Funai, eles (os índios) estão dispostos a fazer justiça com as próprias mãos”, relata Ivaneide. A tensa situação na área é do conhecimento do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal (PF).
De acordo Ivaneide Cardozo, apesar dos alertas as autoridades nada fizeram para retirar os invasores. Ontem, o cacique Puruá Uru-eu-wau-wau avisou em contato por meio do Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia) que os índios podem atacar os invasores a qualquer momento. E as reações já começaram: os indígenas tocaram fogo em 14 barracos construídos nas terras e prometem intensificar as ações para forçar a saída dos invasores. Leia a reportagem completa.

Nenhum comentário: