quinta-feira, outubro 19, 2006

Protesto contra Aracruz Celulose

Cerca de 300 manifestantes vestidos de eucalipto e com muitas faixas marcaram presença na abertura da XVII Feira do Verde em Vitoria-ES (de 9/10 a 15/10). O principal alvo da manifestação na "Farsa do Verde", nome usado pelas/os manifestantes, foi a Aracruz Celulose. A multinacional, como a CVRD, CST, Petrobrás são as responsáveis pela organização e realização do evento, e, contraditoriamente, são as maiores poluidoras do Estado.

O prefeito de Vitória, João Coser (PT), tentou negociar com os/as manifestantes, pedindo para abaixarem as faixas e oferecendo a oportunidade de falarem ao microfone no final da abertura, mas as faixas permaneceram e o prefeito e as "autoridades" presentes foram vaiadas. A população que estava na abertura apoiou a intervenção.

A manifestação exigiu a demarcação das terras Indígenas e o fim do racismo praticado pela Aracruz Celulose, que afirma que nunca houve índios/as naquela região. Também exigiu o fim do financiamento público para plantações de eucalipto, sugerindo que este dinheiro seja investido em agricultura familiar. Uma terceira reivindicação foi o fim do terrorismo feito pela Aracruz contra seus funcionários e funcionárias, usando e abusando da moeda "emprego".

Nenhum comentário: