sábado, dezembro 16, 2006

2007: CENTENÁRIO DE NIEMEYER


Nesta sexta-feira, 15, o arquiteto carioca Oscar Niemeyer comemorou 99 anos de idade.
2007 será marcado por uma série de atividades oficiais em torno do seu centenário, conforme deliberado hoje na Câmara dos Deputados.

Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares é considerado um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna internacional. Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado.
Saiba tudo sobre o mestre através do link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Oscar_Niemeyer

COMUNISTA

A posição esquerdista de Niemeyer lhe custará caro nos anos de uma ditadura militar do Brasil ligada com a política de direita norte-americana. A revista do qual é diretor, Módulo, tem a sede destruída, seus projetos começam a ser misteriosamente recusados e clientes a desaparecer.
Em 1965, duzentos professores, entre eles Niemeyer, pedem demissão da Universidade de Brasília, em protesto contra a política universitária. No mesmo ano viaja para França, para uma exposição sobre sua obra no Museu do Louvre.
No ano seguinte, impedido de trabalhar no Brasil, muda-se para Paris. Começa aí uma nova fase de sua vida e obra. Abre um escritório nos Champs-Élysées, e tem clientes em diversos países, em especial na Argélia, onde desenha a Universidade de Constantine e, em 1970, a mesquita de Argel. Na França, cria a sede do Partido Comunista Francês, e na Itália a da Editora Mondadori.

Nenhum comentário: