sábado, dezembro 16, 2006

ADEUS, SIVUCA!

Com atraso (falha nossa!) registramos o falecimento do grande músico, compositor e cantor Severino Dias de Oliveira, o Sivuca. Um artista valioso, reconhecido internacionalmente e que sempre esteve entre os meus preferidos.
Morreu na noite de quinta-feira em João Pessoa (PB), aos 76 anos. O instrumentista, arranjador e compositor paraibano sofria de câncer de laringe e estava internado desde terça-feira no Hospital Memorial São Francisco.
Tristeza e comoção marcaram ontem à tarde o sepultamento do compositor, que ocorreu às 17h no Cemitério Parque das Acácias, no José Américo, em João Pessoa. A bandeira da Paraíba encobriu o caixão do artista, que desde os nove anos tocava sanfona nas festas de Itabaiana, sua cidade natal.
MAIS SOBRE O ARTISTA
Sivuca contribuiu significativamente para o enriquecimento da música brasileira, sendo reconhecido internacionalmente por seu trabalho. Suas composições e trabalhos incluem, dentre outros ritmos, choros, frevos e forrós.

Sua iniciação musical se deu na infância, tocando em feiras e festas populares já aos nove anos de idade. Mudou-se para Recife aos quinze anos de idade, onde adotou seu nome artístico.
Seu primeiro LP, em 1950, em parceira com Humberto Teixeira, continha o seu primeiro grande sucesso, "Adeus, Maria Fulô" (que foi regravado numa versão psicodélica pelos Mutantes, nos anos 60).
A partir de 1955, foi morar no Rio de Janeiro. Após apresentações na Europa como arcodeonista dum grupo chamado Os Brasileiros, chegou a morar em Lisboa e Paris.
Morou em Nova Iorque de 1964 a 1976, onde entre outros trabalhos, foi autor do arranjo do grande sucesso "Pata Pata", de Miriam Makeba, com quem então excursionou pelo mundo até o fim da década de 60.
Em 14 dezembro de 2006, Sivuca morre, depois de dois dias internado para tratamento de um câncer, que já o acometia desde 2004.

Discografia
"Motivo para Dançar" (1956) "Motivo para Dançar Nº 2" - Sivuca e Seu Conjunto (1957) "Rendez-vous a Rio" (1965) "Golden Bossa Nova Guitar" (1968) "Sivuca" (1968) "Putte Wickman & Sivuca" (1969) "Sivuca" (1969) "Joy - Trilha Sonora do Musical" - Oscar Brown Jr. / Jean Pace / Sivuca (1970) "Sivuca" (1972) "Live at the Village Gate" (1973) "Sivuca e Rosinha de Valença Ao Vivo" (1977) "Sivuca" (1978) "Forró e Frevo" (1980) "Cabelo de Milho" (1980) "Forró e Frevo Vol. 2" (1982) "Vou Vida Afora" (1982) "Onça Caetana" (1983) "Forró e Frevo Vol. 3" (1983) "Forró e Frevo Vol. 4" (1984) "Sivuca & Chiquinho Do Acordeon" (1984) "Som Brasil" (1985) "Chiko's Bar" - Toots Thielemans & Sivuca (1986) "Rendez-Vous in Rio" Sivuca / Toots Thielemans / Silvia (1986) "Sanfona e Realejo" (1987) "Let's Vamos" - Sivuca & Guitars Unlimited (1987) "Um Pé No Asfalto, Um Pé Na Buraqueira" (1990) "Pau Doido" (1993) "Enfim Solo" (1997)
Uma música pra recordar
FEIRA DE MANGAIO
Fumo de rolo arreio e cangalha
Eu tenho tudo pra vender
Quem quer comprar
Bolo de milho broa e cocada
Eu tenho pra vender
Quem quer comprar
Pé de moleque alecrim canela
Moleque sai daqui me deixa trabalhar
E Zé saiu correndo
Pra feira de pássaros
E foi pássaro voando em todo lugar
Tinha uma vendinha no canto da rua
Onde o mangaieiro ia se animar
Tomar uma bicada com lambu assado
E olhar pra Maria do Joá
Mas é que tinha uma vendinha no canto da rua
Onde o magaieiro ia se animar
Tomar uma bicada com lambu assado
E olhar pra Maria do Joá
Cabresto de cavalo e rabichola
Eu tenho pra vender
Quem quer comprar
Farinha rapadura e graviola
Eu tenho pra vender
Quem quer comprar
Pavio de cadeeiro panela de barro
Menino vou me embora
Tenho que voltar
Xaxar o meu rocado
Que nem boi de carro
Alpargata de arrasto não quer me levar
Porque tem umSanfoneiro no canto da rua
Fazendo floreio pra gente dançar
Tem Zefa de purcina
Fazendo renda
E o ronco do fole sem parar
Mas é que tem umS
anfoneiro no canto da rua
Fazendo floreio pra gente dançar
Tem Zefa de purcina
Fazendo renda
E o ronco do fole sem parar

Nenhum comentário: