quarta-feira, novembro 22, 2006

Corrupção é apontada como maior problema de Vilhena em audiência do Ministério Público

O Ministério Público de Rondônia realizou uma audiência pública na noite de segunda-feira, 20, na Câmara Municipal de Vilhena, a exemplo do que vem ocorrendo em outras cidades pólos do Estado. As propostas apresentadas pela população vilhenense serão inseridas no Plano Geral de Atuação (PGA) do Ministério Público para o biênio 2007/2008, que está em processo de elaboração. O procurador-geral de Justiça, Abdiel Ramos Figueira, explicou que a audiência pública é uma forma da população expressar as necessidades do dia-a-dia.Na presença de cerca de 50 pessoas, a audiência foi presidida pelo procurador-geral de Justiça, Abdiel Ramos Figueira, e contou com a participação do subprocurador-geral de Justiça, Ivo Benitez, dos promotores de justiça Marcos Tessila, Paulo Lermen, Elicio de Almeida e Yara Travalon, além do presidente da Câmara de Vereadores, Cabo João, secretários municipais e representantes da sociedade.
VEREADOR DIZ QUE VILHENA É "GOVERNADA POR QUADRILHA"
Chamou a atenção a estatística sobre a corrupção apresentada durante a audiência pública do MP. Vilhena foi apontada como a segunda cidade – a primeira é Porto Velho – onde há mais ações, um total de 81, por denúncia de corrupção. Além deste número, foi apresentada uma pesquisa encomendada pelo MP sobre quais seriam os principais problemas das cidades rondonienses pela ótica da população. A corrupção liderou. Vilhena teve o segundo percentual mais elevado, perdendo apenas para a capital. Dos entrevistados, 67,4% citaram este problema, seguido do direito à saúde (61,4%) e combate à criminalidade (44,3%).O vereador Mauro Bil (PT) aproveitou para propor para que o MP designe um promotor exclusivo para tratar de denúncias de corrupção. O parlamentar atacou o nepotismo e fez acusações à administração municipal, à qual se referiu como “quadrilha”. O advogado José Francisco Candido, da Defensoria Pública de Vilhena, também comentou sobre o assunto.
POLUIÇÃO – A poluição dos rios Barão de Melgaço, Pires de Sá e Pimenta, além do uso descontrolado de agrotóxicos durante o processo de plantação de soja surgiram como motivo de alerta e grande preocupação durante audiência pública.
PROCON EFICIENTE – O trabalho da equipe do Procon de Vilhena foi elogiado pelos promotores. O gerente regional do órgão, Anísio Ruas, tem feito, segundo eles, “um trabalho eficiente”. Ao invés de se ater às audiências comuns ao órgão, Anísio Ruas iniciou um trabalho de orientação sobre direitos do consumidor, envolvendo inclusive crianças do ensino básico. “Fazemos palestras nas cidades e distritos do Cone Sul e o resultado é que tem melhorado a relação empresa-consumidor”, conta Anísio. Com a eficiência do trabalho de Anísio e sua equipe, poucos são os casos que hoje em dia terminam no Ministério Público ou na Justiça.

Nenhum comentário: