segunda-feira, novembro 06, 2006

SERRA PODE DEIXAR O PSDB



O governador eleito de São Paulo, José Serra, cogita liderar a criação de um novo partido de centro. Em conversas reservadas, ele avalia que há um "vácuo político" no país depois do acirramento das divisões internas do PSDB e dos episódios e campanha midiática negativa que comprometeram o apoio da classe média ao PT.

Serra diz ter contatos em todos os partidos, em todos os Estados. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, ele já começou a mapear informalmente deputados, senadores e líderes regionais que possam integrar a nova legenda. O principal foco seria de lideranças do PMDB que fazem oposição ao governo Lula. É uma alternativa para um rearranjo partidário que imagina que terá início a partir das eleições de 2006 e como saída para o caso de a disputa interna no PSDB pela candidatura a presidente em 2010 chegar a um nível de racha extremo. Serra tem um desejo obsessivo de ser candidato a presidente e acha que pode não ter forças para emplacar seu nome como "candidato natural" da legenda, pois o governador de Minas, Aécio Neves, e o próprio ex-governador paulista, Geraldo Alckmin, que foi candidato neste ano, também têm os mesmos planos de se candidatarem à presidência em 2010.

Serra e Aécio têm conversado e acertado uma espécie de pacto de boa convivência, mas os próprios tucanos apostam que Serra e Aécio devem ter posição moderada em relação a Lula no início do segundo mandato, devendo, porém, tomar caminhos diferentes até 2010.

Nenhum comentário: